2 anos de pandemia

OMS critica política de ‘Covid zero’ da China: ‘Insustentável’

Diretor-geral da organização, Tedros Adhanom afirmou que ‘é muito importante passar para uma estratégia diferente’

Por  ANSA Brasil

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, criticou na terça-feira (10) a política de “Covid zero” adotada pelo governo da China para conter a pandemia e disse que ela é “insustentável”.

“Quando falamos da estratégia de ‘Covid zero’, acreditamos que é insustentável, considerando o comportamento do vírus no momento e o que esperamos no futuro”, afirmou Tedros Adhanom, acrescentando que “é muito importante passar para uma estratégia diferente”.

Desde o início da pandemia, o governo chinês tem adotado medidas rígidas de restrição e testagem em diversas cidades com poucos casos de Covid-19 confirmados. Na terça, por exemplo Pequim e Xangai decidiram endurecer as regras contra a propagação da doença.

O diretor de situações de emergência da OMS, Michael Ryan, disse que por um tempo essa estratégia permitiu que a China registrasse um número muito pequeno de mortes em relação à sua população, mas diante de variantes muito mais transmissíveis e do aumento do número de mortes no início deste ano, é esperado que o governo reaja.

Ryan pediu “políticas dinâmicas, adaptáveis e flexíveis”, porque a falta de adaptabilidade mostrou durante esta pandemia que pode causar “muitos danos”, e ressaltou que “todas as ações, como repetimos desde o início, devem ser tomadas com respeito às pessoas e aos direitos humanos”.

Recentemente, o governo chinês já anunciou que manterá sua estratégia apesar da insatisfação da população.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe