Publicidade
SÃO PAULO – Entre as dez cidades asiáticas com a melhor qualidade de vida, oito são japonesas, segundo a Pesquisa Mundial de Qualidade de Vida Mercer, que elaborou um ranking com 215 cidades de todo o mundo.
Na Ásia, a melhor colocada é Cingapura, no país homônimo, que ficou em 32ª no ranking. Em seguida, aparece a capital do Japão, Tóquio, em 35º lugar. Esses municípios, além de outras sete cidades japonesas e Hong Kong (70ª) estão entre os 70 melhores do mundo para viver.
Outras cidades japonesas
Além da capital, o Japão conseguiu bons resultados com as cidades de Yokohama, que ficou em 38º na lista, Kobe, em 40º, e Osaka, em 44º. Cidades como Nagoya (54ª colocada), Tsukuba (58ª), Yokkaichi (64ª) e Omuta (69ª) também tiveram destaque.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Para a elaboração do ranking, a pesquisa considerou 39 fatores-chave de qualidade de vida, como estabilidade política, criminalidade, ambiente econômico e sócio-cultural, incluindo serviços bancários, censura e limitações da liberdade individual.
As cidades também foram avaliadas quanto aos serviços de educação, saúde e saneamento, além de serviços públicos como transporte, eletricidade, água e congestionamentos. A disponibilidade de alimentos, moradia e registro desastres naturais também foram considerados.