Odontoprev tem modelo de negócio incomparável, elogia HSBC

De acordo com equipe do banco, o modelo de administração da empresa permite sustentar um crescimento de dois dígitos e também atingir índice de distribuição de dividendos de cerca de 100%
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Publicidade

SÃO PAULO – O HSBC avalia que a Odontoprev (ODPV3) tem um modelo de negócio “incomparável”, que permite à empresa sustentar um crescimento de dois dígitos, ao mesmo tempo em que atinge um índice de distribuição de dividendos de cerca de 100%.

O banco reiterou a companhia como sua preferida do setor de saúde, por considerar que está bem posicionada para a possível recuperação econômica esperada para o próximo ano. A equipe elevou o preço alvo de R$ 12,50 para R$ 13,50, com recomendação “overweight”, isso é, com retornos acima da média para as ações.

“A empresa tem vantagens competitivas sustentáveis em termos de capacidade de distribuição e de custos, dado seu sistema de TI e metodologia de administração de custos incomparáveis”, escreveram os analistas Luciano Campos e Caio Moscardini, em relatório.

Não perca a oportunidade!

Eles realçam que a OdontoPrev é líder no mercado de seguro odontológico privado e que apresenta rápido crescimento e baixa penetração. 

Os analistas acrescentam que a companhia demonstrou poder de colocação de preços e disciplina de preços, os quais têm sustentado um crescimento saudável, aliado à expansão da margem e índice de distribuição de dividendos de 100% ao longo dos últimos cinco trimestres consecutivos.

2012: Um ano difícil
De acordo com Campos e Moscardini, este ano foi desafiador para todas as empresas do setor e o crescimento do volume da OdontoPrev foi prejudicado. Ainda assim, continuou positivo, ao passo que alguns dos principais concorrentes registraram perda de volume.

Continua depois da publicidade

Eles adicionam que, ainda durante 2012, a Odontoprev continuou a fazer progressos na integração com o Bradesco, por meio da melhoria dos sistemas, introdução de novos produtos e desenvolvimento dos processos comerciais, explorando melhor os canais de distribuição disponíveis no Bradesco.

“Apesar de ser um processo contínuo que provavelmente irá evoluir durante vários anos, estamos otimistas, pois o progresso já alcançado posicionou a Odontoprev como uma das mais bem preparadas para alavancar a recuperação econômica esperada em 2013”, analisa a dupla do HSBC.

Pela projeção deles, a empresa registrará taxa de crescimento anual da receita de 17% de 2011 a 2016, dividida aproximadamente entre uma contribuição de 9,3% dos volumes e de 7,2% dos preços. Adicionalmente, a equipe acredita que a companhia deverá atingir, mas não superar, uma margem EBITDA de 30% nos próximos anos.