Expert XP 2022

O que é preciso para ter uma mente milionária?

Mentalidade vencedora envolve dedicação, motivação e objetivos, diz Stephanie Balduccini, nadadora de 17 anos que é esperança do Brasil para Paris 24

Por  Lucas Sampaio -

Ter uma mentalidade vencedora envolve dedicação diária, motivação e objetivos, diz Stephanie Balduccini, nadadora de 17 anos que é uma das esperanças do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A atleta, que conquistou sete medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, participou do painel “Como desenvolver uma mente milionária?”, da Expert XP — para acompanhar as palestras online ou presencialmente em São Paulo, inscreva-se aqui.

O painel teve a presença também de Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira, mestre em Ciências do Esporte pela USP e sócio do Grupo Primo, e foi mediado por Betina Roxo e Mariana Britto, ambas da XP.

“Mentalidade é uma das coisas que mais importa. Não adianta treinar horas e horas se eu não acreditar em mim mesma. Ajuda em tudo na vida, não só na natação”, afirma Balduccini. A nadadora destacou também a dedicação diária, de treinar todos os dias. “Tem dia em que eu acordo exausta, mas tem que ir, né. Não dá para acordar um dia e achar que amanhã vai para as Olimpíadas”.

A atleta foi uma das mais jovens da delegação brasileira nos Jogos de Tóquio. “Antes de ir para Tóquio veio a pandemia. Eu fiquei quatro meses em casa sem treinar, engordei. Foi quando eu entendi o quanto era importante treinar. Quando eu voltei aos poucos, vi o tanto que eu queria aquilo para a minha vida”.

Balduccini também destacou a importância de se colocar objetivos. “Eu tenho os meus objetivos e treino, faço o que o que eu faço, para atingi-los. A frustração [de não alcançar meus objetivos] vai doer mais do que a dor que eu sinto de treinar todo dia, de acordar no frio”. Para ela, “não precisa ser um objetivo grande”. “Dá para colocar objetivos menores para você ir se motivando”.

Vontade de vencer

Joel Jota destacou outras características de quem quer ter uma mente milionária, além das citadas por Balduccini: capacidade de aguentar pressão; ser persistente, não insistente; gostar de competir; e saber o que quer.

“Para vencer, tem de gostar de competir. Tem de transformar competição — que muitas pessoas veem como algo ruim — em algo bom. Rivalidade é ruim, mas competição é bom”, afirmou Jota. Para ele, “o maior dos adversários somos nós mesmos. No final, competimos com nós mesmos”.

O ex-nadador disse também que “o sucesso é treino”, não só talento (“tem uma pitada de talento, mas é mais treino”), e destacou a importância de se ter disciplina. “Disciplina é um estilo de vida. Como faz pra ter disciplina? Você precisa ter um objetivo. A Stephanie, por exemplo, quer ser campeã olímpica. Exige muito? Não. Exige tudo. Vencer não é tudo, mas querer vencer é tudo”.

Ele também diz que é preciso “saber o que quer” — e também o que é necessário para atingir esse objetivo. “Eu quero ir para a Olimpíada, então eu vou treinar onde me possibilita isso. Tem de se colocar em um ambiente onde a disciplina faz parte. É muito difícil se tornar uma pessoa disciplinada em um ambiente indisciplinado. É muito difícil ter uma mentalidade próspera em um ambiente que não é. Por isso tem de estar no ambiente certo”.

“A terceira coisa é saber fazer a coisa certa. Eu sou totalmente contra ‘trabalhar duro’. Na alta performance não é isso, é trabalhar certo. É sobre trabalhar certo e de maneira eficiente”, afirmou o ex-nadador. “O que é a mente milionária? Não é para todo mundo. Mas eu sei para quem não é: não é para quem não sabe o que quer e o que precisa fazer”.

Planeje seus gastos
Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais e veja um resumo sobre a evolução do seu orçamento ao longo do ano:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe