Número de imigrantes brasileiros no Japão cai 12% em 2006

Pouco mais de 40 mil nikkeis desembarcaram no Japão pela 1ª vez, menos da metade com visto de longa permanência

Publicidade

SÃO PAULO – Com a entrada em vigor de normas mais rigorosas para concessão de visto aos descendentes de japoneses, o número de imigrantes brasileiros que desembarcaram no Japão teve queda significativa no ano passado.

De acordo com relatório divulgado na última semana pelo Departamento de Imigração, pouco mais de 40 mil brasileiros foram para o Japão pela primeira vez em 2006, o que representa uma redução de 12,4%, em relação ao ano anterior.

Além disso, conforme os dados, mais de 27 mil nikkeis obtiveram o visto de longa permanência (teijuusha), uma queda de 17,2% na comparação com 2005.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Número total de estrangeiros aumenta

Esses resultados estão na contramão dos números gerais de estrangeiros no Japão que, pela primeira vez, passaram da barreira dos oito milhões de pessoas. Durante o ano de 2006, entraram em território japonês 8,107 milhões de imigrantes, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Nacionalidades que não necessitam de visto foram que as mais registraram aumento do número de imigrantes, como é o caso daqueles vindos da Coréia (2,37 milhões) e de Taiwan (1,35 milhão). Os chineses e norte-americanos, por sua vez, também se destacaram com, respectivamente, 980 mil e 850 mil cidadãos em solo japonês, em 2006.