Publicidade
SÃO PAULO – O número de consumidores paulistanos endividados em abril subiu na comparação com março, segundo pesquisa realizada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
No mês atual, cerca de 63% dos entrevistados afirmaram possuir algum tipo de dívida, enquanto na sondagem anterior esta parcela era de 61%. Apesar da elevação, o grupo de endividados em abril ainda é inferior aos 68% verificados em igual período do ano passado, além de ser o segundo melhor resultado apurado em 15 meses.
De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio-SP, esta menor recorrência de dívidas se justifica por certa cautela dos consumidores, que temem redução de suas rendas com os recentes aumentos da taxa básica de juros e da inflação.
Ainda conforme a sondagem de abril, as dívidas com cartões de crédito, cheque especial e similares comprometeram 35% dos salários dos consumidores no período. Um mês antes, 34% da renda dos endividados era destinada à quitação de débitos.
Inadimplência estável
O número de inadimplentes em abril permaneceu estável diante do resultado de março, mantendo a parcela de 45% de endividados em atraso no pagamento de seus vencimentos. Vale lembrar que endividamento não implica, necessariamente, inadimplência.
Segundo a Fecomercio-SP, esta taxa é considerada normal para o período, e está ligeiramente abaixo dos 46% registrados no mesmo mês de 2004. Grande parte das dívidas em atraso de abril decorre da maior facilidade de acesso ao crédito, o que estimula o consumo mais descontrolado.
Um outro indicador investigado pela pesquisa demonstra maior capacidade de pagamento dos consumidores em relação a meses anteriores, em conseqüência da melhoria do nível de emprego e de ligeira alta da renda. Entre os inadimplentes de abril, 78% disseram poder quitar seus compromissos atrasados no curto prazo. Em março, este percentual era de apenas 66%, e um ano atrás não passava de 65%.
Por outro lado, o grupo de inadimplentes incapazes de saldar seus vencimentos em abril ficou em 22%, ao passo que, no mês anterior, este contingente respondia por 34% do total, patamar próximo dos 31% verificados no quarto mês de 2004.
Embora o estudo da Fecomercio-SP sugira maior controle da inadimplência em abril, os economistas da entidade acreditam em queda do indicador apenas se houver incremento significativo da renda dos trabalhadores.
Sobre a PEIC
Lançada pela Fecomercio em fevereiro do ano passado, a pesquisa é feita mensalmente. São ouvidos cerca de mil consumidores da Região Metropolitana de São Paulo, visando apurar o grau de comprometimento de renda, endividamento e inadimplência das pessoas com dívidas em cheque especial, cartão de credito, empréstimo pessoal ou mesmo prestações variadas.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro