Número de cheques sem fundos tem o maior resultado para o semestre desde 2009

Nos seis primeiros meses do ano, foram devolvidos 2,08% dos cheques emitidos em todo o país, diz Serasa

Publicidade

SÃO PAULO – O volume de cheques devolvidos no País no primeiro semestre deste ano é o maior para o período desde 2009, atingindo 2,08%, segundo revelam dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta terça-feira (23).

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, o número de cheques devolvidos é 0,23 ponto percentual maior, visto que entre janeiro e junho de 2012 o percentual de devoluções foi de 2,07%.

Na relação mensal (entre junho e maio) e anual (junho de 2013 e 2012), por sua vez, houve queda no percentual de cheques devolvidos, visto que, no mês passado, ocorreram 1,94% de devoluções, abaixo dos 2,15% registrados em maio e dos 2,02% de junho de 2012.

Confira abaixo a tabela com a quantidade de devoluções:

 Período  Percent. Devolvidos   Tot. Devolvidos  Tot. Compensados
Jun/12 2,02% 1,460 milhão 72,402 milhões
Maio/13 2,15% 1,526 milhão 70,859 milhões
Jun/13 1,94% 1,273 milhão 65,512 milhões
Jan-Jun/ 13         2,08%  8,651 milhões 416,324 milhões

Destaques
Conforme relatam os economistas da Serasa Experian, o aumento na devolução de cheques sem fundos, no primeiro semestre do ano, é reflexo da inflação, que reduz o poder de compra do trabalhador; do alto comprometimento de renda do consumidor com prestações e da falta de planejamento nos financiamentos e nas compras parceladas com cheques pré-datados, que são mais difíceis de renegociação.

Por estado, considerando os seis primeiros meses do ano, vale destacar o Amazonas, que teve o menor percentual de cheques sem fundos no período, 1,47%. Na outra ponta está o estado de Roraima que soma 11,16%.

Continua depois da publicidade

Entre as regiões, a Norte foi a que apresentou o maior percentual de devolução de cheques (4,46%), enquanto a região Sudeste foi a que teve o menor índice (1,62%).