Número de cheques sem fundos diminui 13,86% em setembro, revela Equifax

Frente ao mesmo mês do ano passado, a queda na inadimplência do cheque foi ainda mais acentuada, de 18,4%

Publicidade

SÃO PAULO – A quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 13,86% em setembro, na comparação com o mês anterior. Frente ao mesmo mês do ano passado, a queda foi ainda mais acentuada: 18,4%.

De acordo com a Equifax, que divulgou seu estudo nesta terça-feira (17), no nono mês do ano foram devolvidos 2,681 milhões de cheques por falta de fundos. Já no acumulado do ano, houve decréscimo de 1,24%.

Recuperação da renda

Segundo o coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, Alcides Leite, os resultados de setembro podem ser explicados pela recuperação da renda e pelo aumento do número de empregos em relação a igual período dos anos anteriores.

“Os índices de queda podem ser reflexo da vontade dos consumidores em liquidar os compromissos pendentes para adquirir novos créditos”, comenta Leite.

Títulos protestados

Ainda de acordo com o levantamento da Equifax, o número de títulos protestados em setembro caiu 20,05% frente a agosto. No nono mês do ano houve 664.662 protestos, contra mais de 831 mil no mês anterior. Considerando os 678.139 títulos protestados em setembro de 2005, nota-se um decréscimo de 1,99%.