SÃO PAULO – Um levantamento realizado pela consultoria CVA Solutions sobre as avaliações de clientes a cartões de crédito mostrou que o consumidor está muito interessado em programas de recompensas e que não quer pagar taxas de anuidade. Segundo a consultoria, foram esses os motivos que levaram o Nubank a ser eleito o cartão número um na preferência dos brasileiros.
“O consumidor que degusta as altas taxas de juros do crédito rotativo, ou que já teve pontos que expiraram no programa de recompensas avalia pior a marca do seu cartão. Inversamente, quem não paga anuidade do cartão ou já resgatou prêmios do programa de recompensas, avalia melhor o seu cartão”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.
O estudo, que ouviu 4.159 consumidores de todo o país em novembro de 2016, avalia o valor percebido (relação custo-benefício percebido por seus clientes) e a força da marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) dos diversos tipos de cartões de crédito citados pelos entrevistados.
Na categoria Valor Percebido, Nubank ocupa o primeiro lugar, com o índice 1,30. No ranking de emissores financeiros, ele é seguido pelo Amex (1,17) e pelo Citibank, com 1,07. Dentre os cartões de crédito de lojas, o da Saraiva é considerado worldclass, com índice 1,23. Hipercard e Lojas Americanas também aparecem bem avaliados, com índices 1,08 e 1,05, respectivamente. Entre as bandeiras, as melhores avaliações foram atribuídas para Amex (1,14) e Hipercard (1,08).
Com relação à Força de Marca, por outro lado, o Itaucard é o emissor financeiro que ocupa o primeiro lugar, com 12,2%. Ourocard (9,4%), Amex (8,6%), Bradesco (5%) e Nubank (3%) aparecem em seguida. Entre os emissores de varejo, o cartão da Saraiva é destaque, com 0,2%. Já entre as bandeiras, Visa segue na liderança, com 41,8%, seguida por Mastercard, com 34,4%.
Confira os rankings:
Valor Percebido
Posição | Emissor Financeiro | Emissor de Varejo | Bandeira |
1 | Nubank | Saraiva | Amex |
2 | Amex | Hipercard | Hipercard |
3 | Citibank | Americanas | Mastercard |
4 | Santander | Submarino | Visa |
5 | Caixa | Marisa | Elo |
6 | Bradesco | Casas Bahia | |
7 | Credicard | C&A | |
8 | Itaú | Carrefour | |
9 | Banco do Brasil | Magazine Luiza | |
10 | Banrisul | Pernambucanas |
Força da Marca
Posição | Emissor Financeiro | Emissor de Varejo | Bandeira |
1 | Itaú: Itaucard | Saraiva | Visa |
2 | Banco do Brasil: Ourocard | Magazine Luiza | Mastercard |
3 | Amex | Submarino | Amex |
4 | Bradesco | Pernambucanas | Hiper |
5 | Caixa | Extra Hipermercados | Diners |
6 | Santander | Americanas | Hipercard |
7 | Nubank | Riachuelo | Aura |
8 | Credicard | Renner | Elo |
9 | Citibank | Lojas Marisa | |
10 | Porto Seguro | Hipercard |