Nubank é cartão de crédito favorito dos brasileiros, diz pesquisa

Levantamento leva em consideração clientes de mais de um produto; segundo colocado fica 10 pontos percentuais atrás

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – No mês de seu aniversário de seis anos, o Nubank recebeu um presente. A Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito (PNCC), da CardMonitor e do Instituto Medida Certa Pesquisa & Gestão, nomeou o roxinho o cartão de crédito favorito de 66,3% dos brasileiros que possuem mais de um cartão e têm preferência por um deles.

A CardMonitor e o Instituto Medida Certa não divulgam o restante do ranking para não gerar constrangimento, mas afirmam que o segundo colocado nesta lista foi preferência de 55% dos clientes – dez pontos percentuais a menos. Participam tanto cartões de bancos como de varejistas.

“Continuamos trabalhando duro para oferecer sempre o melhor produto possível para nossos quase 9 milhões de clientes. Esse reconhecimento é um reflexo claro disso”, comemora Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

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Segundo José Antônio Camargo de Carvalho, responsável pela pesquisa na CardMonitor, e Rafael Daibert, do Instituto Medida Certa, foram consultados 12.221 portadores de cartões de crédito na pesquisa entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019 – amostragem muito acima da média de pesquisas eleitorais, por exemplo.

O intuito de utilizar uma base ampla de brasileiros foi justamente garantir um patamar de igualdade a instituições menores, para não criar uma distorção favorável apenas a quem tem mais market share.

O resultado vem a partir de duas premissas principais: o cliente deve ter mais de um cartão de crédito e ter preferência por um desses produtos (o que corresponde a 51,3% da base). É daí que vem o número de 66,3%, que, de acordo com os organizadores da pesquisa, é muito positivo.  

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Outra parte do levantamento elenca as prioridades dos consumidores ao selecionar seus cartões de crédito. O fator mais importante foi a isenção ou desconto na anuidade, com 40% das respostas. Em seguida, veio o limite de crédito adequado para compras (29,6%), antes de programa de recompensas (13,7%) e descontos em estabelecimentos (13,6%), praticamente empatados.  

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney