Publicidade
SÃO PAULO – Com o objetivo de melhorar o atendimento das agências da Previdência Social, reduzindo o prazo na concessão de benefícios, o Comitê de Gestão Estratégica (CGE) do Ministério da Previdência Social aprovou a implantação do projeto Novo Modelo de Gestão do INSS (NMG).
A implantação do projeto, que contará com a participação ativa dos técnicos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), atende a determinações dos órgãos de controle federal, que indicam a necessidade de modernização dos sistemas de tecnologia da Previdência Social.
Eficiência na arrecadação e maior segurança
De acordo com informações da Agência de Notícias da Previdência Social, o modelo prevê o desenvolvimento de novos sistemas de informações em plataforma aberta, o que reduz a dependência tecnológica de uma única empresa fornecedora de sistemas informatizados.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Com o processo de modernização de sua infra-estrutura computacional, a Previdência pretende não somente agilizar o processo de concessão de benefícios, mas propiciar maior eficiência da arrecadação, segurança e maior transparência nos serviços prestados.
Migração completa compensa preço maior
Diferente do antigo projeto Modernização Tecnológica da Previdência Social, que possuía custo de migração mais barato dos sistemas de Receitas Previdenciárias e CNIS (sem a sua maior base, de vínculos e remunerações), a implementação do novo projeto demanda um custo um pouco maior, mas inclui a migração completa das bases da Receita Previdenciária, CNIS e benefícios.
No que se refere aos prazos para a migração dos sistemas, o Novo Modelo de Gestão do INSS demora 46 meses para concluir toda a instalação, enquanto o antigo projeto estima um prazo de 30 meses para a migração dos sistemas de Receitas Previdenciárias e CNIS (sem a sua maior base, de vínculos e remunerações dos trabalhadores brasileiros), e de 36 meses para os demais sistemas (vínculos e remunerações do CNIS e Benefícios).