Novo cartão do Bolsa Família permitirá compras e transferências pelo WhatsApp

Beneficiários que estão entrando no programa neste ano já estão recebendo o cartão 'com todas as facilidades', disse o ministro Wellington Dias

Equipe InfoMoney

Cartão do Bolsa Família (Foto: MDAS/Divulgação)

Publicidade

Oito milhões de beneficiários do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) vão receber um cartão de débito da Caixa Econômica Federal que permitirá aos usuários fazer compras, pagar contas e transferir dinheiro pelo WhatsApp.

O anúncio foi feito na quinta-feira (27) pela presidente do banco, Rita Serrano, durante evento para marcar os 100 dias de sua gestão à frente do banco estatal.

“Os beneficiários que estão ingressando no programa neste ano, já estão recebendo esse novo cartão com todas as facilidades”, afirmou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que participou da solenidade.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dias disse também que medida ajudará a promover a inclusão bancária da população mais vulnerável e reduzirá as filas nas agências da Caixa.

Recentemente, a presidente do banco já havia prometido trocar os cartões de todos os 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família por modelos com a modalidade de débito, para dar acesso a outras funções além de somente sacar o dinheiro do programa.

“A movimentação dos recursos por meio de um cartão com todas as características de uma conta corrente reduz as filas nas agências e promove a inclusão bancária e digital de milhões de pessoas, além de ser uma ação que incentiva a educação financeira”, disse a Caixa em nota divulgada à imprensa.

Continua depois da publicidade

R$ 30 milhões para a cultura

Rita Serrano também anunciou a retomada dos investimentos em cultura, com a abertura de um edital de R$ 30 milhões para projetos que integrarão a programação dos centros culturais da Caixa em 2023 e 2024. Ela disse que o patrocínio à cultura será uma das principais marcas da sua gestão.

“Voltamos a investir nos projetos, reaquecendo o setor cultural, gerando emprego e renda com uma programação plural, valorizando nossa tradição e história”, disse Serrano. “A promoção do acesso à cultura é uma ação de preservação da identidade dos brasileiros e estamos resgatando esse valor tão importante para o país”.

Também presente ao evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, saudou a medida e disse que a Caixa tem uma longa trajetória de apoio aos grandes nomes da cultura brasileira. “A cultura é fenômeno de transformação, de emancipação social e de desenvolvimento social para o nosso povo”u.

Continua depois da publicidade

Diretrizes até 2028

A Caixa também divulgou um plano estratégico com as diretrizes para os próximos cinco anos. A estratégia de modernização do banco, para o período de 2023-2028, será focada nos seguintes eixos: pessoas, clientes, habitação, governo, governança, sustentabilidade e tecnologia.

“A estratégia tem o propósito de ser a instituição financeira pública que fomenta a inclusão e o desenvolvimento sustentável, transformando a vida das pessoas”, informou a Caixa em nota.

Serrano destacou outras medidas nos 100 primeiros dias de gestão. Ela citou o programa Mulheres da Favela, que pretende aumentar a criação de empregos locais; a entrega de mais de 3,6 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida; a contratação de 613 novos empreendimentos habitacionais, gerando 324 mil empregos diretos e indiretos; e a abertura de 19 agências e previsão de mais 30.

Publicidade

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)