Hospital do Câncer de Barretos participa do Dia de Doar. Saiba como contribuir

Contribuição pode ser feita até mesmo com uma parcela do imposto de renda

Equipe InfoMoney

anexo_1_-_banner_-_caminhos_de_amor

Publicidade

O Hospital de Amor, nome atual do Hospital do Câncer de Barretos, é uma das instituições participantes do Dia de Doar — data inspirada no “Giving Tuesday”, que acontece nos Estados Unidos, com o objetivo incentivar doações para instituições. Comemorado toda primeira terça-feira após o feriado de Ação de Graças, o dia vem ganhando fôlego no Brasil. Em 2017, mais de 16 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha nas redes sociais, segundo a organização Captamos.  

“Estamos aproveitando a data para lançar uma nova campanha. A nossa expectativa é atrair novos doadores que se tornem doadores frequentes do hospital”, afirma Henrique Moraes Prata, diretor de responsabilidade social do Hospital de Amor.

O que nasceu como um pequeno projeto em Barretos (SP) fundado por Paulo Prata, avô de Moraes Prata, é hoje o maior e um dos melhores centros de tratamento contra tumores do Brasil. Em 2018, o hospital assumiu o topo do ranking da Scimago Institutions Rankings (SIR) entre todos os centros de saúde da América Latina. Reconhecido internacionalmente, o levantamento avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando critérios como pesquisa, inovação e impacto social.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com atendimento 100% gratuito, o Hospital de Amor hoje está espalhado pelo Brasil, com 11 hospitais fixos de prevenção, cinco unidades de tratamento e mais 18 unidades móveis. Todo esse complexo é responsáveis por mais de 880.000 atendimentos por ano a pacientes de 2.100 municípios. Além do atendimento, o Hospital de Amor oferece alojamento, alimentação e até emprego para acompanhantes de pacientes que, em muitos casos, se mudam para Barretos para realizar o tratamento que pode durar dois anos.

Parte das despesas, incluindo cirurgias e salário dos profissionais, é bancada pelo SUS. Eventos e doações de empresas e pessoas são necessários para completar a renda. Em 2017 o hospital teve um déficit operacional de R$ 292,72 milhões. “As doações são fundamentais para mantermos os nossos programas com excelência e continuar beneficiando milhares de pessoas”, afirma Moraes Prata.

“Com essa nova campanha, chamada de Caminhos de Amor, queremos incentivar as pessoas a doarem por meio de diferentes canais. É possível doar com uma ligação, no boleto bancário, no débito automático ou até mesmo por meio do imposto de renda”, afirma Larissa Cristina de Mello Ventriglia, coordenadora de campanha para arrecadação de recursos de pessoas físicas do hospital. (Confira os canais para doação no fim desta reportagem).  

Continua depois da publicidade

A doação via imposto de renda

Na medida do possível, os brasileiros doam tempo e dinheiro, mas esquecem de uma fonte de recursos importante para os projetos sociais: a doação do imposto de renda. A Receita Federal permite que até 8% do total a ser arrecadado com imposto de renda seja destinado a doações, mas apenas 5% do valor que poderia ser repassado é efetivamente doado.

A Pesquisa Doação Brasil 2015 apurou que, dos 57,4 milhões de pessoas que doam para projetos sociais, menos de 6% usaram o incentivo fiscal. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre essa doação. Se o percentual de 8% fosse cumprido, resolveríamos os problemas de saúde do país”, afirma Moraes Prata.

O contribuinte tem até dia 28 de dezembro para fazer doações e abater até 6% do valor destinado para entidades. Esse percentual pode ser dividido entre programas relacionados a pessoas com deficiência, programas voltados a pessoas com câncer e projetos, ligados a crianças e adolescentes, idosos, cultura, audiovisual e esporte .As empresas podem destinar até 8% do imposto de renda a pagar para projetos sociais.

Doações para o Hospital de Amor

As doações para o Hospital de amor podem ser feitas por meio do site: www.hospitaldeamor.com.br
Para mais informações, basta enviar um e-mail para doar@hcancerbarretos.com.br ou ainda entrar em contato por meio do número (17) 3321-6607.