Em minhas-financas

Vendas por internet chegam ao mercado de turismo. Saiba como não entrar numa fria!

Algumas dicas são básicas para todas as transações on-line; mas, cuidado na hora de confirmar passagens e pagar reservas

v class="show-for-large id-0 cm-clear float-left cm-mg-40-r cm-mg-20-b" data-show="desktop" data-widgetid="0" style="">
SÃO PAULO - O feriado da Páscoa, no último final de semana, e os feriados de Tiradentes e 1o de Maio estão fazendo a alegria de alguns setores da economia. O Turismo é o mais movimentado. Aproveitando o momento, a Internet vem se consolidando como um dos principais canais de negociação do segmento, tanto para compra de passagens como para aquisição de pacotes completos.

A compra de passagens pela Internet movimentou R$ 1,8 bilhão em 2005, contabilizando um crescimento de 80% em relação ao ano anterior.

No entanto, com o aumento das fraudes on-line, é sempre bom se precaver. Para fazer um negócio sem medo, o Movimento Internet Segura (MIS) sugere algumas medidas.

Fechando negócio
Para o consultor do MIS, Gastão Mattos, "a Internet é, sem dúvida, uma experiência segura e de praticidade para o cliente. No entanto, é importante que alguns cuidados sejam tomados".

Na hora de procurar um hotel ou pousada pela rede, confirme as informações do local e busque referências antes de fornecer informações pessoais ou de se comprometer com qualquer reserva. "O simples fato de uma empresa ter um endereço na Internet não é prova de sua idoneidade e integridade", afirma a entidade.

Prefira empresas que dêem opções quanto à forma de pagamento, como cartões de crédito e boleto. Desconfie daquelas que só aceitam depósito bancário, principalmente se os dados da conta não corresponderem aos da empresa.

Apenas utilize este meio de pagamento no caso de ser um cliente habitual ou de ter sido indicado por alguém de confiança.

Fuja das "tentações"
Mesmo que a empresa ofereça um preço tentador, observe se o site possui formas alternativas de contato, como telefone, por exemplo, para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Não aceite promoções "irrecusáveis" que aparecem via e-mail. Normalmente os endereços são falsos e os preços, fora da realidade. Certifique-se da procedência do e-mail e tente um contato por telefone fixo.

Cuidados gerais
Algumas dicas para prevenir esse tipo de fraude são básicas para qualquer transação on-line. A instalação de antivírus, firewall e anti-spams, por exemplo, é essencial. Com relação ao antivírus, a dica do MIS é que a atualização seja automática, "porque nós temos a tendência de esquecer de fazer as atualizações manualmente).

Atenção, também, à barra de endereços do seu navegador. Verifique se o endereço digitado não mudou durante o acesso. No caso de conexões seguras (com endereço começado por https://) clique no cadeado e verifique se o endereço do certificado é o mesmo da barra do navegador.

 

Contato