Natal: na hora das compras, veja se o presente poderá ser trocado

Com bom senso e sem gastar muito, é possível agradar a pessoa desejada; fique atento aos seus direitos!

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Durante o Natal, é bastante comum recebermos presentes que não eram bem o que realmente queríamos. Uma camisa de gosto duvidoso, um CD de uma banda que não gostamos, ou um livro que já lemos. E o pior é que temos que dar um sorriso para pessoa que nos presenteou e dizer obrigado.

Pelo menos ainda temos a possibilidade de trocá-lo depois, mesmo sem a pessoa saber. Se você ainda não começou suas compras de Natal, tome cuidado ao escolher os presentes, verificando especialmente se eles poderão ser trocados posteriormente.

Lojista não é obrigado a efetuar trocas

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os estabelecimentos comerciais não têm o dever de trocar uma mercadoria, a menos que ela apresente um defeito de fabricação. Se você não gostou do seu presente, não por culpa da loja, e sim da pessoa que lhe deu, então não poderá reclamar se a troca não estava prevista.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas é lógico que a maioria dos comerciantes, inclusive os informais, permitem que a mercadoria possa ser trocada após a compra. Até porque se não fizerem isso, as vendas poderão diminuir consideravelmente. Afinal, ninguém quer correr o risco de dar um presente que não possa ser trocado.

Por outro lado, as lojas estipulam um prazo para que a troca possa ser efetuada, que em geral fica em torno de 30 dias. Portanto, preste muita atenção à data da compra da mercadoria, já que passado esse prazo, você ficará sem poder trocar seu presente. Desse modo, quem tem o costume de fazer as compras de Natal antecipadamente, observe se os presentes poderão ser trocados após o dia 24 de dezembro. Em geral, basta pedir ao vendedor que prorrogue o período de troca por alguns dias.

Para ter certeza que a mercadoria poderá ser trocada após a compra, nada melhor do que perguntar ao vendedor. Às vezes compramos um artigo em promoção, e a loja não nos permite trocá-lo após a compra. Portanto, o ideal é conversar com o vendedor para saber sobre a possibilidade da troca e o prazo para efetuá-la.

Continua depois da publicidade

O que é mais fácil trocar

Quando temos que presentear alguém que não conhecemos muito bem, a melhor dica é comprar um artigo que poderá ser facilmente trocado depois. É o caso de livros, CDs e DVDs.

Dê preferência para lojas que existam por toda a cidade, nos principais centros comerciais. É bastante desagradável receber um presente que não gostamos e não termos a idéia de onde fica a loja para fazer a troca. O pior é quando ela fica muito distante de nossa casa, e somos obrigados a perder uma tarde inteira para chegar até lá.

Se você é daqueles que adoram dar roupas, um conselho é que ela seja bastante neutra. Cuidado com cores fortes ou modelos chamativos. O básico agrada a todos os gostos e o risco de errar é menor. Gosto cada um tem o seu, mas existe sempre aquele artigo que agrada à maioria das pessoas. Com bom senso e sem gastar muito, é possível fazer o Natal do próximo mais feliz, comprando no lugar adequado e prevendo os pequenos imprevistos!