Pensando em trocar de casa depois dos 60 anos? Fique atento às dicas!

Seja porque a manutenção do imóvel é cara demais, ou porque seu estilo de vida mudou, a decisão exige bastante cautela

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Seus filhos cresceram e a casa, que antes parecia pequena de tanta gente dentro, agora parece enorme, vazia e extremamente trabalhosa para manter. Diante disso, você começa a refletir se não estaria na hora de trocar de residência.

“Não tenho mais a mesma disposição de antes”, declara Maria de Lourdes que, com 73 anos, sempre cozinhou e fez o jardim de sua casa de três dormitórios. “Gasto mais para manter a casa, pois não consigo mais cuidar das plantas e preciso chamar um jardineiro ao menos uma vez por mês. Isso sem falar que aumentei o número de dias da faxineira, pois não dava mais conta de cozinhar e arrumar tudo!”. “Relutei minha vida toda, mas agora começo a achar que seria melhor ir para um apartamento. Além da segurança, por ser menor, poderei economizar alguns gastos, como o do jardim, por exemplo”.

“Nunca quis controlar a vida dos filhos e morando perto isso fica mais difícil”, afirma Vitória, que há dois meses se mudou para um apartamento menor, a duas quadras da filha. A mudança foi resultado de uma alteração no estilo de vida da família. “Antes eu tinha medo de interferir, tirar a privacidade, mas agora minha filha precisa de mim. Sou eu quem cuido das crianças quando voltam da escola”, lembra a avó orgulhosa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dicas úteis antes de vender e comprar
Se você se identificou com os casos acima, e chegou à conclusão que a melhor solução seria procurar um imóvel mais adequado à sua nova realidade financeira e de estilo de vida, é preciso cuidado ao executar sua decisão. Trocar de casa não é uma tarefa fácil, e muitas vezes, na pressa de decidir, acabamos tomando decisões equivocadas. Abaixo algumas dicas de como proceder na venda do seu imóvel:

Quem passou toda a sua vida adulta em um mesmo imóvel certamente enfrentará várias dificuldades de adaptação em uma nova propriedade. Exatamente por isso trata-se de uma situação que exige muita reflexão, sua maior preocupação não é exatamente o retorno do investimento, mas o custo de manutenção e a qualidade de vida que essa nova propriedade lhe permitirá ter.

É recomendável que se procure ajuda nesse processo decisório, converse com amigos que passaram por uma situação semelhante, com seus familiares, e só quando estiver convencido de que isso é o melhor a ser feito, procure a ajuda de um corretor imobiliário.