Banrisul e HSBC lideram o ranking de reclamações do Banco Central em junho

O Banrisul obteve 25 registros de reclamações no mês passado, já o HSBC ficou em segundo lugar, com 59 ocorrências

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado os bancos Banrisul e HSBC lideraram o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras do Banco Central.

O Banrisul foi a instituição com maior índice reclamação no mês de julho, com 25 registros (1,14%). Em segundo lugar aparece o HSBC, com 59 reclamações, índice de 1,09%)

O Itaú ficou na terceira posição com 217 reclamações, o que representa um índice de 0,87%.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bradesco e Santander
O Bradesco ocupou a quarta posição da lista, com 214 reclamações – índice de 0,81%. Em seguida aparece o banco Santander, com 155 (0,67%) reclamações registradas no mês de junho.

Os principais motivos das reclamações foram os relacionados à prestação irregular do serviço de conta salário, seguidos por débitos não autorizados em conta e cobrança de serviços não contratados.

O levantamento considera os bancos com mais de 1 milhão de clientes.

Continua depois da publicidade

* Para definir quais são as instituições mais reclamadas, o Banco Central divide o número de reclamações pelo número de clientes, fazendo com que os dados fiquem equiparados e não deixem sempre o banco com mais clientes à frente dos bancos com menos clientes.

O que dizem os bancos:


Bradesco:
“Reduzir os índices de reclamações é objetivo permanente do Bradesco. Todos os apontamentos feitos são acompanhados de perto pela Ouvidoria do Banco, independentemente de serem ou não procedentes, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário. O Banco está atento para adotar as medidas necessárias com as áreas internas, envolvidas nas manifestações, a fim corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento”.

Banrisul: “O Banrisul adota como política permanente o aperfeiçoamento do atendimento aos seus clientes. Em relação às 25 reclamações registradas pelo Banco Central em julho, o Banco encaminhou às áreas técnicas da instituição para serem feitas as correções necessárias.”

Itaú: “Todas as reclamações de clientes Itaú Unibanco, feitas diretamente por meio de nossos canais ou intermediadas pelo Bacen, são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. As demandas são objeto de análise para aprendizado e melhoria de nossos produtos, procedimentos e comunicação. A posição do Itaú Unibanco no ranking do Bacen demonstra que devemos continuar investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas junto à própria instituição”.

HSBC: Sobre o ranking de reclamação do Banco Central, o HSBC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não. Bem como de todos os registros nos canais do Banco, tais como SAC e Ouvidoria, e utiliza esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos clientes.

 O banco Santander  não emitiu um posicionamento até a publicação desta matéria.