Coleta de eletroeletrônicos em metrôs visa conscientizar contra o desperdício

Campanha do Ministério do Meio Ambiente comemora o Mês do Consumo Sustentável em Belo Horizonte, Brasília, RJ e SP

Publicidade

SÃO PAULO – Desde a última quarta-feira (12), moradores de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo contam com mais uma opção para o descarte de eletroeletrônicos obsoletos: as estações de metrô Eldorado, Galeria, Carioca e Tucuruvi, respectivamente.

Isso porque o MMA (Ministério do Meio Ambiente) iniciou uma campanha com o objetivo de conscientizar os brasileiros a evitarem o desperdício e a descartarem de forma adequada os equipamentos.

A instalação dos postos de coleta fazem parte das comemorações do Mês do Consumo Sustentável. A expectativa é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico até o próximo dia 26 de outubro, conforme publicado na Agência Brasil.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Descarte correto no metrô!
A gerente de produção e consumo sustentável do MMA, Fernanda Daltro, explica que esta é uma maneira de preparar o consumidor para o processo de logística reversa, prevista na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Entre os itens que podem ser levados estão TVs, eletrodomésticos, monitores, cabos de computador, telefones, celulares, CDs, DVDs e fitas VHS.

“Esperamos sensibilizar o consumidor a não realizar o descarte de eletroeletrônicos no lixo comum, pois tal prática tem alto impacto ambiental, uma vez que os produtos possuem componentes químicos e tóxicos”, salienta Fernanda. “Além disso, o descarte inadequado gera desperdício de materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, vidro e metais”.

Nesta campanha, o Ministério conta com a parceria da Phillips, Carrefour e das empresas de coleta e reciclagem Descarte Certo e Oxil, que vão realizar a coleta, triagem e destinação adequada dos itens.

Continua depois da publicidade

“Vamos tirar o planeta do sufoco”
Essa será a outra campanha do MMA em comemoração ao Mês do Consumo Sustentável, que será lançada dia 20 de outubro. Além de promover os conceitos de consumo consciente e de redução do uso do plástico, ela pretende motivar a sociedade a adotar novas alternativas para carregar as compras, como as sacolas reutilizáveis, embalagens de papelão, carrinhos de feira e outras embalagens reaproveitáveis.

Embora seja nacional, o Ministério pretende estimular a implementação do projeto em cada estado e município do País. Além disso, ele lembra que grandes redes de supermercado também já estabaleceram metas de redução do uso de sacolinhas plásticas, com o objetivo de alcançarem a eliminação (ou a utilização mínima) desta embalagem até 2012.

Saiba mais
Para obter mais informações, o MMA lançou um hotsite sobre o consumo sustentável que traz dados sobre as ações promovidas por ele, posts e dicas de consumo sustentável. O endereço é http://hotsite.mma.gov.br/mesdoconsumosustentavel