Nomes de restaurantes do iFood são trocados por mensagens pró-Bolsonaro e contra Lula, Marielle e vacinação da Covid

Incidente, segundo a plataforma, atingiu 6% dos estabelecimentos cadastrados e foi causado por funcionário de prestadora de serviço de atendimento

Dhiego Maia

Publicidade

GONÇALVES (MG) — Quem precisou usar o aplicativo de entregas iFood no feriado de Finados desta terça-feira (2) levou um susto. Nomes de restaurantes de diferentes regiões do país cadastrados na plataforma foram trocados.

No lugar dos estabelecimentos surgiram mensagens políticas em favor do presidente Bolsonaro (sem partido), como “Bolsonaro 2022”. E em desfavor do ex-presidente Lula, como “Petista Comunista”.

Ofensas contra ativistas políticos também apareceram como esta: “Marielle Franco Peneira”, uma referência à vereadora do PSOL assassinada em 2018, no Rio de Janeiro. Houve também manifestações contrárias à campanha de vacinação da população para a Covid-19 com lemas que diziam: “Vacina Mata”.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A falha chegou a ser classificada na noite desta terça pelos usuários como um ataque hacker, fato desmentido pela ferramenta horas depois. Por meio de nota, o iFood confirmou o problema que, segundo a a empresa, atingiu 6% dos estabelecimentos cadastrados com a troca de nomes.

Segundo o iFood, o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento. Os nomes do funcionário e da empresa não foram revelados.

Esse funcionário tinha a permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma e, de acordo com o iFood, fez as alterações “de forma indevida”. “O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos”, informou a plataforma de entregas.

Continua depois da publicidade

(Reprodução/App iFood)

O iFood ressaltou que após tomar conhecimento do incidente colocou em prática todas as medidas “para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores”. “É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros”, enfatizou.

Segundo o iFood, as informações de pagamento dos usuários não são armazenadas nos bancos de dados da empresa, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários “não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”.

“Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma”, afirmou o iFood.

Apesar da negativa da empresa, muitos usuários reclamaram nas redes sociais de transações efetuadas ou tentativas de uso de cartões de crédito que estavam cadastrados como forma de pagamento na plataforma do iFood.

Aprenda a transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.