No RJ, Fórum Permanente de Defesa do Consumidor promoverá ações integradas

Nova instituição de defesa ainda não conta com sede nem funcionários próprios, mas já realiza ações na cidade carioca

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Os consumidores cariocas agora podem contar com mais um órgão de defesa. Na última quinta-feira (25), O Fórum Permanente de Defesa do Consumidor instalou-se na sede da Defensoria Pública, no centro do Rio de Janeiro, e pretende integrar as ações das instituições que defendem o consumidor.

“Nosso objetivo é promover a ação integrada entre as instituições, para fortalecê-las e melhorar as relações de consumo”, afirmou, segundo a Agência Brasil, o diretor de Qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Alfredo Lobo.

O Instituto, juntamente com o Ipem-RJ (Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro), Defensoria Pública, Procon e Ministério Público da cidade, compõe o Fórum. “A integração proporcionará economia de recursos, otimização dos serviços e evitará a duplicidade de atitudes e providências”, acredita Lobo.

Continua depois da publicidade

Reuniões, mesmo sem sede

O Fórum ainda não tem sede nem pessoal próprios. Mesmo assim, realizará encontros periódicos utilizando funcionários e a estrutura dos órgãos que o compõe. “Hoje, alguns órgãos estão mais estruturados, outros menos”, afirmou Lobo, ao explicar que as instituições ainda não têm um papel definido no Fórum. “As diferenças precisam ser consideradas”.

“Pela primeira vez em muito tempo, é possível a integração nos três níveis de governo, o que, no nosso caso, beneficiará o consumidor e as próprias empresas, na medida em que o fórum evitará ações repetidas de órgãos oficiais”, explicou Lobo.

Mesmo recente, o Fórum Permanente de Defesa do Consumidor já havia realizado ações em março deste ano, quando distribuiu cerca de 100 mil cartilhas “Casa Segura” aos cariocas.

Continua depois da publicidade

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já contam com um Fórum Permanente.