Mercedes-Benz de 1955 se torna o carro mais caro da história

Venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé por € 135 milhões supera em mais de € 90 milhões o recorde anterior, que pertencia a uma Ferrari 250 GTO de 1962

Equipe InfoMoney

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi leiloada por € 135 milhões (R$ 700 milhões) e se tornou o carro mais caro da história (Foto: Divulgação/RM Sotheby's)

Publicidade

Um raríssimo exemplar Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi leiloado por um valor recorde de € 135 milhões (cerca de R$ 700 milhões na cotação atual) e se tornou o carro mais caro da história.

O preço de venda faz do 300 SLR Uhlenhaut Coupé o veículo mais valioso do mundo e um dos dez itens mais valiosos já leiloados, segundo a RM Sotheby’s, a casa de leilões mais famosa do mundo (veja no vídeo abaixo).

O preço de venda supera em mais de € 90 milhões (R$ 470 milhões) o recorde anterior, que pertencia a uma Ferrari 250 GTO de 1962, leiloada pela Sotheby’s em 2018.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O 300 SLR Uhlenhaut Coupé foi vendido pela própria Mercedes-Benz a um colecionador particular e era um dos dois exemplares originais que a montadora alemã possuía. A casa de leilões diz que o modelo “sempre foi considerado uma das grandes joias da história do automobilismo, mas poucos imaginaram que seria colocado à venda”.

Ferrari 250 GTO é exibida em Wandsworth, Londres (Foto de Martyn Lucy/Getty Images)

Joia do automobilismo

“O carro recebeu o nome de seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, e é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo, frequentemente citado como ‘o carro mais bonito do mundo’ por especialistas e entusiastas automotivos em todo o mundo”, afirma a Sotheby’s.

“O notável 300 SLR foi baseado no enorme sucesso W 196 R Grand Prix que ganhou dois Campeonatos Mundiais nas mãos de Juan Manuel Fangio, mas com seu motor ampliado para 3,0 litros para corridas de carros esportivos. O carro era capaz de atingir 180 milhas por hora [290 km/h], tornando-o um dos carros de estrada legais mais rápidos já criados até então”.

Continua depois da publicidade

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi leiloada por € 135 milhões (R$ 700 milhões) e se tornou o carro mais caro da história

Museu em Stuttgart

A venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé ocorreu no dia 5, em um leilão realizado no museu Mercedes-Benz em Stuttgart, na Alemanha. Os lucros serão usados ​​para criar um fundo da montadora que fornecerá bolsas de estudos e pesquisas de longo prazo para jovens nas áreas de ciência ambiental e descarbonização.

“O comprador concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR Coupé original permanece como propriedade da empresa e continuará a ser exibido no museu Mercedes-Benz em Stuttgart”, afirmou o chefe da Mercedes-Benz Heritage, Marcus Breitschwerdt.

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé de 1955 foi leiloada por € 135 milhões (R$ 700 milhões) e se tornou o carro mais caro da história