MEIs e autônomos: veja como declarar o Imposto de Renda e evitar problema com o Fisco

Especialistas dão dicas para que os contribuintes evitem erros na prestação de contas ao Leão

Anna França

(Ilustração: InfoMoney)
(Ilustração: InfoMoney)

Publicidade

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina na próxima sexta-feira, dia 30 de maio. E não é porque a pessoa não tem registro em carteira que ela não precisa prestar contas ao Fisco. Mesmo sendo profissional autônomo, freelancers ou microempreendedor individual (MEI) muitos contribuinte são obrigados sim a preencher o documento e enviar para a Receita Federal, desde que se enquadrem em ao menos uma das hipóteses de obrigatoriedade.

O InfoMoney foi ouvir especialistas a respeito do assunto e eles explicam como esses contribuintes devem proceder e o que devem fazer para evitar cair na tão temida malha fina.

Quem é obrigado a declarar

Segundo Juliana Ribas, consultora da Contabilizei, profissionais autônomos precisam declarar se:

Continua depois da publicidade

Como declarar sendo autônomo

Segundo David Soares, consultor tributário da IOB, ser autônomo, por si só, não obriga a declarar, mas o enquadramento em qualquer uma dessas condições, sim.

O autônomo que prestou serviços a pessoas físicas deve usar a ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”, informando os valores mês a mês. Caso tenha utilizado o Carnê-Leão Web, os dados podem ser importados diretamente do sistema da Receita Federal.

Se os serviços foram prestados a empresas, é necessário solicitar os informes de rendimentos e preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, com os valores recebidos, INSS recolhido e IR retido na fonte, se houver.

Leia Mais: Sou autônomo: como fazer a declaração do Imposto de Renda?

E o MEI, como declara?

Apesar de ser pessoa jurídica, o MEI também pode precisar declarar como pessoa física. Isso ocorre quando os rendimentos do titular ultrapassam os limites legais ou se ele se enquadra em outras regras de obrigatoriedade.

De acordo com os especialistas, o titular do MEI pode declarar:

Continua depois da publicidade

Além disso, o MEI é obrigado a enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) até o dia 31 de maio, independentemente do valor faturado.

Leia Mais: Sou MEI e só recebo pelo CNPJ: como declarar isso no Imposto de Renda?

E quem é sócio de uma empresa (PJ)?

Para sócios de empresas, os valores recebidos devem ser classificados corretamente:

Continua depois da publicidade

Principais erros e como evitar a malha fina

Entre os erros mais comuns estão a omissão de rendimentos, divergência com dados das fontes pagadoras e despesas médicas não comprovadas. Essa última, segundo Juliana Ribas, é a campeã de retenção na malha fina.

Para evitar problemas, David Soares recomenda:

Anna França

Jornalista especializada em economia e finanças. Foi editora de Negócios e Legislação no DCI, subeditora de indústria na Gazeta Mercantil e repórter de finanças e agronegócios na revista Dinheiro