Mais de 13 mil estrangeiros já regularizaram a situação no Brasil

Estrangeiros procuraram a PF de São Paulo para obter a regularização. Maioria era de bolivianos e paraguaios

Publicidade

SÃO PAULO – Em cerca de dois meses de atendimento, a Polícia Federal (PF) em São Paulo regularizou a situação de 13.342 estrangeiros com base na Lei 11.961/09, sancionada em julho, e que dá o direito a residência provisória àqueles que entraram no Brasil até fevereiro deste ano.

De acordo com a Agência Brasil, os bolivianos foram os que mais receberam a regularização, com 4.992 solicitações, seguidos pelos paraguaios (2.126), chineses (1.861) e peruanos (1.711).

O número de benefícios concedidos corresponde a cerca de 60% das 23.153 solicitações feitas, segundo a PF. A superintendência paulista da Polícia Federal é responsável por mais de 80% de toda a demanda nacional.

Legislação

Pela lei, esses estrangeiros terão direito à residência provisória por dois anos, sendo que, 90 dias antes do término deste prazo, eles poderão fazer o pedido de residência permanente.

Para fazer o requerimento, o imigrante deve apresentar uma declaração de que não responde a processo criminal ou de que não tenha sido condenado criminalmente no Brasil ou no exterior, um comprovante de entrada no País e pagar uma taxa para expedição da CIE (Carteira de Identidade de Estrangeiro).