Mais de 10 milhões de brasileiros têm dinheiro em contas do antigo PIS-Pasep

Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 e seus herdeiros têm direito de receber valores

Estadão Conteúdo

Veja quem recebe o abono salarial em março de 2025 (Pixabay)
Veja quem recebe o abono salarial em março de 2025 (Pixabay)

Publicidade

Cerca de 10,5 milhões de brasileiros ou seus herdeiros têm valores esquecidos em contas do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Somados, esses valores chegam a R$ 26 bilhões, segundo o Ministério da Fazenda.

Têm direito a receber esses valores trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988 e seus herdeiros, já que muitos dos titulares podem já ter morrido.

Para ressarcir esses valores, a Fazenda divulgou, no dia 11 deste mês, um calendário de saques da cota. Os valores começam a ser disponibilizados a partir do final deste mês.

Continua depois da publicidade

Segundo a Caixa, desde setembro de 2023, quando o dinheiro do antigo Fundo PIS/Pasep foi transferido para o Tesouro Nacional, cerca de 25 mil trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais pediram o saque do dinheiro nas agências do banco.

Leia mais: PIS 2025: nascidos em fevereiro começam a receber hoje

Antes, a consulta e o requerimento poderiam ser feitos apenas presencialmente, em uma agência na Caixa. Agora, podem ser feitos tanto pela plataforma criada pelo governo federal especificamente para isso, o Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/Pasep (Repis Cidadão), quanto por meio do aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Confira abaixo como acessar.

Repis Cidadão

Pelo aplicativo do FGTS

Continua depois da publicidade

Como sacar o pagamento

Os pagamentos são feitos exclusivamente em forma de crédito nas contas da Caixa. Veja quais são

É possível também fazer a movimentação de valores pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas, transferências, pagamentos na maquininha e fazer compras com cartão de débito virtual.

Continua depois da publicidade