Publicidade
SÃO PAULO – Um levantamento realizado pelo Grupo Bittencourt revelou o perfil dos franqueados no Brasil. Segundo os dados, a maioria (56%) dos proprietários de franquia é homem, enquanto 44% são mulheres.
Apesar da franqueadas serem a minoria, o número de mulheres que abriram um negócio no setor cresceu 25% em 2012, na comparação com o ano anterior.
Algumas áreas ainda são mais propensas a terem mulheres no comando, como mostra o setor de beleza e cosméticos. Em contraponto, elas estão cada vez mais envolvidas em negócios que eram tipicamente masculinos, como os de alimentação, varejo e especializados.
Continua depois da publicidade
Faixa etária
O estudo analisou ainda que os novos empreendedores do franchising ficam na faixa de 26 a 35 anos e são casados (61% dos perfis mapeados). São pessoas ainda jovens, mas que já carregam certa experiência nos negócios.
“Os jovens brasileiros estão deixando de empreender de forma independente para apostar no franchising como uma forma mais segura de ter o retorno do capital envolvido”, afirma o diretora-geral do Grupo, Claudia Bittencourt.
As áreas de formação dos franqueados se concentram principalmente nas ciências sociais aplicadas, como administração, economia, direito e marketing. Dos empreendedores, 82% possuem formação superior, sendo que 35% também fizeram pós-graduações/MBA’s.
Continua depois da publicidade
Para a especialista, trata-se de um forte indício de que os empreendedores brasileiros, que antes iniciavam um negócio por pura necessidade de sobrevivência, atualmente possuem uma posição profissional e buscam um negócio que possa lhes fornecer uma renda maior, complementar, ou ainda como plano B, no caso de executivos de empresas multinacionais ou nacionais de médio e grande porte.