Ligações indesejadas

Ligações de empresas de telemarketing passam a ter prefixo obrigatório a partir desta quinta

Código 0303 aparecerá no início do número, mas mudança vale inicialmente apenas para as prestadoras de telefonia móvel

Por  Agência Brasil -

Começa a valer nesta quinta-feira (10) o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas pelas empresas de telemarketing. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços.

A mudança, anunciada no fim do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem esse tipo de ligação e decidir se aceitarão a chamada.

Ela vale inicialmente apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Leia também:

A Anatel diz que o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não, e que identificação do código no visor do aparelho deve ser clara.

Além disso, as operadoras de telefonia deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor e deverão empregar os meios tecnológicos necessários para coibir seu uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

Newsletter InfoMoney Receba as notícias mais relevantes do mercado no seu email.
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Planeje seus gastos

Compartilhe