Conteúdo Patrocinado
Oferecido por Sparta

Juros subindo: aproveite a melhor oportunidade dos últimos tempos

Fundos de crédito privado renderam cerca de 8% nos últimos 12 meses, e tendem a se beneficiar do ciclo de alta de juros

Por  MoneyLab

Faz parte da natureza humana tentar prever o futuro e se apegar a previsões, mesmo se com frequência elas não são confirmadas. As previsões da taxa de juros do Brasil são um exemplo disso. Mudam ao longo do tempo, e muitas vezes com bastante intensidade.

Atualmente, as projeções de Selic para o final do ano já superam a marca de 7%. Mas o que parece óbvio hoje, no início do ano era muito menor, e quem projetasse algo próximo a isso era considerado radical.

E mesmo com esta projeção atual da Selic, que já é realidade, ainda tem muito investidor apegado à ideia de que a renda fixa não rende nada, mesmo que tudo indique o contrário.

Você sabia que quem deixou de investir em crédito privado pós-fixado 12 meses atrás, com a expectativa de uma Selic muito baixa, deixou de ganhar de três a quatro vezes a Selic (mais de 8%) e com baixo risco? Isso mesmo, 300% a 400% do CDI!

E você sabia também que quem investir agora pode ter ganhos na mesma ordem de grandeza ou até maiores, mantendo uma ótima relação risco x retorno? Estamos falando de algo próximo a CDI+2,5%, chegando a quase 2 dígitos de retorno, e com baixo risco!

E se a Selic subir ainda mais? Estamos falando de um cenário de pandemia, com eleições em 2022 e gastos (sem) limites do governo. Com a inflação apontando para cima, existe sempre a possibilidade de o Banco Central subir ainda mais os juros para tentar manter as metas de inflação ancoradas.

A manutenção de uma parcela pós fixada em sua carteira não deve ser encarada apenas como um redutor de volatilidade, uma reserva de emergência, ou até uma reserva estratégica (para ter liquidez para alocar nos melhores momentos).

Uma assimetria favorável como a atual mostra que investimentos em crédito privado possuem uma das melhores relações retorno x risco. Até o investidor mais agressivo pode se beneficiar dela.

Há quem acredite que investimentos pós fixados são aqueles que rendem 100% do CDI, mas há diversas outras opções. Os fundos de crédito privado têm entregado um retorno maior, mantendo o baixo risco. E as perspectivas corroboram esse padrão.

A Sparta, que já é conhecida como gestora especialista em fundos de crédito privado, possui diversos fundos disponíveis na plataforma da XP.

O destaque vai para o fundo Sparta Max Advisory, um fundo de crédito privado com perfil pós fixado que rendeu CDI+6% nos últimos 12 meses. O retorno é comparável ao IHFA, índice de fundos multimercado da Anbima.

É isso mesmo. Com baixo risco, o fundo entregou um retorno de dar inveja a muito multimercado, e ainda continua com ótimas expectativas diante do ciclo de alta de juros atual.

Invista nos melhores fundos. Abra uma conta gratuita na XP.

Compartilhe