Itaú descarta ataque hacker contra seus sistemas, que estão fora do ar e causam transtornos a clientes

"A origem do problema está sendo investigada, mas já se sabe que não tem relação com evento externo", afirma o banco

Equipe InfoMoney

Aplicativo do Itaú

Publicidade

O Itaú Unibanco  (ITUB4) descartou, em comunicado à imprensa, a possibilidade de um ataque hacker contra seus sistemas. Desde a manhã desta quinta-feira (3), o aplicativo do banco e seus demais serviços estão inoperantes.

A bronca foi tamanha que parou nos assuntos mais comentados do Twitter desta quinta. Entre os problemas verificados, segundo relatos de usuários, estão a impossibilidade de acesso à conta, erros no extrato e até saques não identificados.

Leia também:
• Receita emite alerta sobre link de saque imediato da restituição do IR
• Veja 5 passos para sacar seu ‘dinheiro esquecido’ após consultar site do BC

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Qual a previsão de retorno do aplicativo do Itaú? Não consigo logar”, disse um usuário. “Milhares de clientes estão com problemas para acessar a conta do Itaú, o que está ocorrendo?” questionou outro cliente. “O dinheiro do saque-aniversário do meu marido desapareceu”, comentou uma internauta em resposta ao Itaú no Twitter.

“A origem do problema está sendo investigada, mas já se sabe que não tem relação com evento externo”, afirmou o banco, por nota, sobre a falha não ter sido ocasionada por um ataque hacker.

Segundo o Itaú, o problema vem causando impacto na demonstração do extrato e do saldo de conta corrente para parte de seus clientes. “[O banco] está atuando para corrigir a intermitência que afeta seus sistemas”, complementou.

Continua depois da publicidade

InfoMoney testou o app, por volta das 12h30, e apareceu a seguinte mensagem: “Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Ainda em nota, o Itaú disse que “lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”.

O banco não detalhou em comunicado quanto tempo levará para regularizar o acesso dos clientes aos sistemas. As ações da instituição bancária tinham alta de 0,8%, às 12h37 (horário de Brasília), em meio à alta do setor financeiro. O Ibovespa mostrava ganho de 0,5%.

O que os especialistas da XP recomendam para você? Clique aqui e faça uma simulação de investimentos gratuita, sem robôs