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A Receita Federal abriu a consulta para mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário será realizado no dia 28 de dezembro, no valor total de R$ 370.453.244,97, para 244.476 contribuintes.
Desse total, R$ 268.895.534,49 referem-se aos contribuintes com prioridade, sendo:
- 4.314 idosos acima de 80 anos;
- 39.830 entre 60 e 79 anos;
- 4.945 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 8.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério e
- 93.584 que receberam prioridade pelo uso da Pré-preenchida ou receberam a restituição via PIX.
Serão contemplados ainda 92.972 contribuintes não prioritários.
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Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, que é acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
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Pagamento
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.