IR 2023: Live do InfoMoney explica mudança em renda variável e nova regra de restituição

Alice Porto vai explicar as novas regras, a partir das 19h desta segunda (13)

Giovanna Sutto

A temporada 2023 do Imposto de Renda 2023 começa em 15 de março, mas o programa gerador da declaração está liberado para download, com todas as novas regras já conhecidas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para detalhar tudo, de uma forma didática, o InfoMoney promoverá uma live nesta segunda-feira (13), a partir das 19h, com informações sobre o novo programa e dicas para enviar a declaração sem passar por dores de cabeça.

A convidada será Alice Porto, a Contadora da Bolsa, especialista em IR de renda variável. Ela vai explicar de forma descomplicada como a nova regra de obrigatoriedade impacta a vida de quem investe em ações.

Outra novidade deste ano é a prioridade para quem enviar a declaração no modelo pré-preenchido ou escolher receber a restituição via Pix.

Para tirar dúvidas acompanhe a especialista ao vivo (no player acima).

Além disso, o InfoMoney ajudará os leitores nesta jornada. Quem tiver dúvidas específicas sobre o assunto poderá enviar perguntas para o e-mail ir@infomoney.com.br.

As principais dúvidas serão reunidas e respondidas por especialistas em tributação e Imposto de Renda, com posterior publicação no site do InfoMoney. Ocultaremos nomes e dados que possam comprometer a identidade de cada leitor.

Quem é obrigado a declarar?

Está obrigado a declarar em 2023 quem:

Pré-preenchida

Sobre a declaração pré-preenchida, a Receita ampliou o arcabouço de informações que capta e vai adicionar mais dados automaticamente à declaração, como compra de imóveis e descrição de criptoativos, por exemplo (rendimentos, deduções e dívidas estão contempladas desde o ano passado).

Veja, abaixo, o que será incluído automaticamente na declaração pré-preenchida:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.