IR 2012: a duas semanas do prazo final, menos de 40% entregam declaração

Até o prazo final para a entrega, no dia 30 de abril, a Receita espera receber 25 de milhões de documentos

Publicidade

SÃO PAULO – Desde o início do prazo, em 1º de março, até as 16h desta segunda-feira (16), cerca de 9,837 milhões de contribuintes haviam enviado a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, segundo a Receita Federal do Brasil.

O número equivale a menos de 40% das 25 milhões de declarações previstas para serem entregues até o encerramento do prazo, daqui a duas semanas (30 de abril).

Quem não enviar a declaração está sujeito à multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Além da internet, informa a Receita Federal, os contribuintes podem entregar o documento em disquete no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

IR 2012
De acordo com as regras, devem declarar, em 2012, todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15 durante o ano passado.

Além disso, estão obrigados a declarar aqueles que: