Publicidade
A cota única ou primeira parcela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) já deve vencer em janeiro e fevereiro. Por isso, é importante saber como consultar o imposto para descobrir quanto vai pagar.
Cada estado define seu próprio calendário e alíquotas, bem como a quantidade de parcelas e descontos que os contribuintes podem aproveitar. A consulta de valores também é realizada nos canais oficiais da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Detran dos estados.
Para verificar quanto de IPVA um proprietário deve, basta adicionar os dados do Renavam e placa do veículo nos sistemas oficiais.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Esse é um imposto anual que regulariza o veículo, mas, para deixar toda a documentação em dia, é preciso também pagar o licenciamento e eventuais multas.
As parcelas podem variar de 3 a 6 meses, com condições diferentes a depender do estado.
Como é calculado o valor do IPVA?
O cálculo do valor a ser pago é feito com base no valor venal do veículo, cuja tabela é atualizada e divulgada anualmente.
Continua depois da publicidade
De toda forma, a fórmula multiplica uma alíquota estadual (entre 1% e 4%) pelo valor do automóvel. Quanto maior o valor do veículo, maior será a contribuição.
Alguns grupos de pessoas são isentas do IPVA, também com definições distintas que podem ser consultadas nos canais oficiais da Sefaz e Detran.
