IPVA 2022: contribuintes do Rio de Janeiro têm até o dia 21 para garantir desconto do imposto; veja calendário

O benefício só será concedido para os pagamentos em cota única; quem preferir por parcelar o valor não terá direito a nenhum abatimento

Equipe InfoMoney

Vendas de automóveis foram destaque em janeiro

Publicidade

Os proprietários de veículos emplacados no estado do Rio de Janeiro terão até o dia 21 deste mês para garantir desconto de 3% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022.

O benefício só será concedido para os pagamentos em cota única; quem preferir por parcelar o imposto não terá direito a nenhum abatimento — o contribuinte pode parcelar o valor do IPVA, no Rio, em até três vezes.

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-Rio), pasta responsável por processar o imposto, divulgou a alíquota para diferentes categorias de veículos no dia 27 de dezembro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O valor do IPVA, de caráter estadual, é baseado no valor venal dos veículos. No caso do Rio de Janeiro, a alíquota para carros flex ficou em 4%; para motos, em 1%; e para automóveis movidos a GNV, em 1,5%.

A Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) já está disponível desde esta terça-feira (11), no portal do IPVA. O contribuinte terá de apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), imprimir a guia e quitá-la no dia do pagamento nos bancos autorizados e ou em seus correspondentes bancários, incluem as casas lotéricas.

Veja, abaixo, o calendário do IPVA no Rio de Janeiro:

Continua depois da publicidade