Seu bolso

IPVA 2022: contribuintes do Rio de Janeiro têm até o dia 21 para garantir desconto do imposto; veja calendário

O benefício só será concedido para os pagamentos em cota única; quem preferir por parcelar o valor não terá direito a nenhum abatimento

Por  Equipe InfoMoney

Os proprietários de veículos emplacados no estado do Rio de Janeiro terão até o dia 21 deste mês para garantir desconto de 3% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022.

O benefício só será concedido para os pagamentos em cota única; quem preferir por parcelar o imposto não terá direito a nenhum abatimento — o contribuinte pode parcelar o valor do IPVA, no Rio, em até três vezes.

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-Rio), pasta responsável por processar o imposto, divulgou a alíquota para diferentes categorias de veículos no dia 27 de dezembro.

O valor do IPVA, de caráter estadual, é baseado no valor venal dos veículos. No caso do Rio de Janeiro, a alíquota para carros flex ficou em 4%; para motos, em 1%; e para automóveis movidos a GNV, em 1,5%.

A Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) já está disponível desde esta terça-feira (11), no portal do IPVA. O contribuinte terá de apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), imprimir a guia e quitá-la no dia do pagamento nos bancos autorizados e ou em seus correspondentes bancários, incluem as casas lotéricas.

Veja, abaixo, o calendário do IPVA no Rio de Janeiro:

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe