INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados

Segundo a portaria, todos os desbloqueios de novos empréstimos consignados por meio de biometria serão realizados na plataforma Meu INSS

Maria Luiza Dourado

Publicidade

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem benefícios desde antes de 2019 terão que usar biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta-feira (23). A novidade foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (19).

A novidade é um complemento de uma decisão divulgada pelo INSS no último dia 8, que bloqueava novos descontos provenientes de empréstimos consignados nos benefícios de aposentados e pensionistas.

Segundo a portaria, os desbloqueios por biometria serão realizados na plataforma Meu INSS.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Segurados que começaram a receber benefícios em 2019 já precisavam usar biometria para desbloquear empréstimos.

Leia mais: Quase 1,5 mi de aposentados que não autorizaram descontos pedem reembolso

A utilização obrigatória da biometria para todos os segurados do INSS visa impedir a contratação indevida de empréstimos consignados, ‘mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos’, diz o despacho assinado por Gilberto Waller Junior, presidente do INSS.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.