Conteúdo editorial apoiado por

Informe de Rendimentos: o que é e como conseguir para declarar o IR 2024?

Até o dia 29 de fevereiro essas informações precisam estar com o contribuinte

Giovanna Sutto

(Getty Images)

Publicidade

Está em vigor o prazo que empregadores, bancos e corretoras têm para enviar aos funcionários e clientes o informe de rendimentos e aplicações financeiras referentes a 2023. Até o dia 29 de fevereiro essas informações devem estar com o contribuinte. Mas, afinal, o que é para que serve esse documento?

O informe de rendimentos é um comprovante dos valores recebidos pelo contribuinte ao longo de um ano-calendário, ou seja, um resumo dos ganhos (incluindo salários e investimentos) obtidos em 2023, explica Alzieth Barcarena, sócia da NTW Contabilidade.

“O informe de rendimentos serve para que o contribuinte tenha um registro preciso e consolidado de seus ganhos durante o ano fiscal. Ele é fundamental na elaboração da declaração de Imposto de Renda, sendo utilizado para calcular os valores devidos ou a serem restituídos”, complementa Elvira de Carvalho, consultora tributária da King Contabilidade. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quem envia o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é enviado pelas instituições financeiras, como bancos e corretoras, empregadores, INSS ou outras fontes pagadoras que fornecem renda ao contribuinte. “Isso inclui bancos, empresas onde você trabalha ou trabalhou, corretoras de valores, entre outros”, diz Elvira.

As empresas devem enviar o documento até o último dia útil de fevereiro – neste ano bissexto, na próxima quinta-feira (29).

Como conseguir o informe de rendimentos?

Via de regra, as instituições enviam o documento pelos canais de atendimento com os seus clientes, como e-mail, mensagem dentro do app e áreas logadas ou mesmo pelos Correios.

Mas o contribuinte também pode acessar o informe de forma mais proativa. “É possível acessar o site das instituições financeiras onde possui recursos aplicados, sites de órgãos públicos ou entrando em contato com a empresa pelos canais de atendimento”, afirma Alzieth Barcarena, sócia da NTW Contabilidade.

Elvira de Carvalho, da King Contabilidade, compartilhou um passo a passo geral:

No caso do informe de rendimentos proveniente do empregador, por exemplo, o contribuinte pode solicitar diretamente ao departamento de Recursos Humanos da sua companhia.

Para extrair o informe do INSS, o contribuinte beneficiário deve acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”, com o login e senha da conta gov.br. Procure por “serviços”, depois “Certidões, Declarações e Extratos”. Depois, selecionar “extrato do Imposto de Renda”, selecionar o ano e baixar.

Operadoras de planos de saúde e instituições de ensino também devem fornecer as notas de valores recebidos dos contribuintes – nesse caso, para fins de dedução do Imposto de Renda.

Posso ficar sem declarar porque não recebi o informe de rendimentos?

Não. A responsabilidade pela declaração de Imposto de Renda é do contribuinte, independentemente de ter recebido ou não o informe de rendimentos.

Se você não recebeu o documento no prazo, deve buscar alternativas para obtê-lo, entrando em contato com a fonte pagadora e seguindo as recomendações acima.

“O não cumprimento das obrigações fiscais, como a entrega da declaração de IR, se o contribuinte estiver obrigado, pode resultar em penalidades e multas”, alerta Elvira.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.