Conteúdo editorial apoiado por

InfoMoney vence, pelo 2º ano consecutivo, Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros

Trabalho jornalístico vencedor aborda o despreparo do Brasil para enfrentar desastres naturais; colunista Denise Bueno também foi premiada com análise sobre seguro para executivos

Dhiego Maia

Jamille Niero, repórter do InfoMoney, recebe premiação por reportagem sobre o seguro nas mudanças climáticas (Foto: Antranik Photos)
Jamille Niero, repórter do InfoMoney, recebe premiação por reportagem sobre o seguro nas mudanças climáticas (Foto: Antranik Photos)

Publicidade

O Infomoney venceu, pelo segundo ano consecutivo, o “Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros”. O editor de Finanças Pessoais e Seguros, Dhiego Maia, e a repórter Jamille Niero conquistaram o primeiro lugar na categoria especial sobre ASG com a reportagem “Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos”. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (11), em São Paulo.

A reportagem premiada na categoria ASG aborda o despreparo do país na prevenção e no gerenciamento dos danos causados por eventos climáticos extremos, como ciclones, que já têm o Brasil como rota. Há mais de um mês, o país enfrenta as consequências de outra desordem do clima, que já deixou centenas de mortos e bilhões em prejuízos financeiros no Rio Grande do Sul.

Outro trabalho jornalístico do InfoMoney também saiu premiado. Texto da colunista Denise Bueno obteve a terceira colocação na categoria “Imprensa Especializada”. Com o título “O futuro do seguro de responsabilidade civil para executivos (D&O), Bueno respondeu em sua análise a seguinte pergunta: as seguradoras terão de reembolsar segurados afetados por anulação de provas do acordo de leniência da Odebrecht na Lava Jato?

Continua depois da publicidade

Em 2023, a repórter de Finanças Pessoais, Giovanna Sutto, venceu o prêmio, na categoria webjornalismo, com a reportagem “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional“. O conteúdo mostrou como o seguro de vida pode ser usado no planejamento sucessório.

Seguros no InfoMoney

A cobertura de seguros do InfoMoney é multiplataforma e foi estruturada há 1 ano e quatro meses para levar informação aos leitores sobre o setor de um jeito leve, descomplicado e sempre traduzindo o ‘segurês’, termos técnicos difíceis que só afastam o consumidor de produtos e serviços. Neste período, o InfoMoney foi mídia parceira de um evento internacional da área, a Fides, realizada no Rio de Janeiro em 2023. E é o único grande portal de Economia e Finanças a ter um podcast especializado em seguros, o Tá Seguro?, que destrincha as aventuras dos consumidores em situações reais relacionadas aos seguros. A cobertura ainda conta com uma Newsletter semanal, a Segura Essa, que se vale de uma linguagem bem-humorada para noticiar os fatos mais relevantes do segmento.

Sétima edição

O Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, que está em sua sétima edição, é voltado aos profissionais da imprensa. É organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) e conta com o apoio institucional da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Continua depois da publicidade

Cinco categorias entraram na disputa pelo prêmio. São elas: mídia impressa, audiovisual (incluindo Rádio e TV), webjornalismo (sites e portais), imprensa especializada do mercado e ASG — esta última (a novidade da edição) teve foco em reportagens sobre sustentabilidade.

Cada categoria tem cinco finalistas, que foram escolhidos por uma Comissão de Seleção do prêmio. Os 25 trabalhos finalistas também passaram por análise de uma Comissão de Julgamento, que escolheu os vencedores.

Foram analisados, nesta edição, 306 trabalhos (considerando todas as categorias). Além dos premiados em cada uma das cinco categorias, a jornalista Kelly Lubiato, da revista Apólice, foi condecorada como Vencedora Geral do Prêmio.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.