Conteúdo editorial apoiado por

InfoMoney estreia cobertura especial sobre o setor de seguros

Cobertura multimídia busca desburocratizar os mais diferentes tipos de seguro para o leitor

Equipe InfoMoney

Ilustração(Getty Images)

Publicidade

O InfoMoney acaba de lançar uma nova área de cobertura jornalística: uma vertical sobre seguros. O lançamento faz parte da nova estratégia do portal, de criação de projetos especiais ancorados em temas de grande interesse dos leitores. Na cobertura de seguros, os objetivos são os de traduzir para o leitor um mercado que é complexo até nos termos utilizados pelo setor e também de aumentar o conhecimento sobre a área e mostrar a importância dos seguros no planejamento financeiro dos investidores.

“Nosso foco é desburocratizar a forma pela qual o setor se comunica. Muita gente não sabe, por exemplo, que ‘prêmio’ é o valor que você paga à seguradora, não aquele que você recebe. O setor precisa se popularizar e nossa cobertura vai ajudar as pessoas a entender os produtos e a importância de se pensar em seguro no planejamento financeiro”, diz Dhiego Maia, editor de Finanças do InfoMoney.

A cobertura será dividida entre as reportagens diárias em texto, que já estão sendo publicadas no InfoMoney e que têm  foco em serviços, um videocast quinzenal sobre o assunto, o Tá Seguro, além de guias e e-books. Todo o projeto é apoiado pela CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), XP Seguros e BB Seguros.

Continua depois da publicidade

O novo videocast (episódio em vídeo disponível no canal do YouTube do InfoMoney e versão em podcast nos agregadores mais populares) será apresentado por Jamille Niero e produzido por Gilmara Santos. O foco será o de contar, a partir de histórias reais, os percalços que as pessoas passam por não terem um seguro adequado: uma casa alugada que pegou fogo, um vendaval que levou um telhado embora, um folião que teve o celular furtado durante o bloquinho ou a falta de um seguro de vida ou previdência na morte de um parente próximo.

Ao final de cada episódio, será identificado o seguro específico que protegeria o ouvinte em um caso similar. “A ideia do podcast é fazer o espectador ficar mais atento à importância de um seguro e também a de ajudá-lo para que ele entenda o que está contratando, identifique se há exceções nos contratos ou esteja atento ao período de validade”, diz Maia. O primeiro episódio deve ir ao ar nas próximas semanas.

O vídeocast contará com a participação de Denise Bueno, jornalista especializada na cobertura do mercado de seguros no país. Bueno também será a nova integrante do time de colunistas do InfoMoney, com seus textos publicados quinzenalmente no portal.

Continua depois da publicidade

Cobertura premiada

A nova cobertura de seguros do InfoMoney já estreou sendo premiada pelo Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) e que conta com o apoio institucional da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

A repórter Giovanna Sutto ficou em 1º lugar na categoria webjornalismo, com a reportagem “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional”, que aborda como o seguro de vida pode ser usado no planejamento sucessório.

A reportagem integrou a série especial “Vida Segura”, que mostrou os impactos e as novas demandas da pandemia de Covid-19 sobre o setor de seguros no Brasil.