Conteúdo editorial apoiado por

InfoMoney é finalista do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros

Reportagem sobre despreparo do Brasil em desastres naturais e texto de opinião sobre o futuro do seguro D&O estão na disputa

Dhiego Maia

Publicidade

O Infomoney é, pelo segundo ano consecutivo, finalista do “Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros”. O editor de Finanças Pessoais e Seguros, Dhiego Maia, e a repórter Jamille Niero concorrem na categoria especial sobre ASG com a reportagem “Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos”.

O texto aborda o despreparo do país na prevenção e no gerenciamento dos danos causados por eventos climáticos extremos, como ciclones, que já têm o Brasil como rota. Há semanas, o país também enfrenta outra crise causada pelas mudanças climáticas, com fortes chuvas e enchentes, que vem causando centenas de mortos e bilhões em estragos ao Rio Grande do Sul.

Outro trabalho do InfoMoney que concorre ao prêmio é o texto de Denise Bueno, jornalista especializada na cobertura do setor, sobre o futuro do seguro de responsabilidade civil para executivos (D&O) frente a uma decisão recente do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffolli. Bueno respondeu em sua análise a seguinte pergunta: as seguradoras terão de reembolsar segurados afetados por anulação de provas do acordo de leniência da Odebrecht na Lava Jato?

Continua depois da publicidade

Em 2023, a repórter de Finanças Giovanna Sutto venceu o prêmio, na categoria webjornalismo, com a reportagem “Seguro de vida para sucessão pode ser 20 vezes mais caro que versão tradicional“. O conteúdo mostrou como o seguro de vida pode ser usado no planejamento sucessório.

Sétima edição

O prêmio, que está em sua sétima edição, é voltado aos profissionais da imprensa. É organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) e conta com o apoio institucional da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Cinco categorias estão na disputa pelo prêmio: mídia impressa, audiovisual (incluindo Rádio e TV), webjornalismo (sites e portais), imprensa especializada do mercado e ASG — esta última (a novidade desta edição) tem foco em reportagens sobre sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Cada categoria tem cinco finalistas, que são escolhidos por uma Comissão de Seleção do prêmio. Os trabalhos finalistas serão submetidos, agora, à Comissão de Julgamento, a responsável por escolher os vencedores. O resultado será divulgado em 11 de junho numa cerimônia realizada em São Paulo.

Foram analisados, nesta edição, 306 trabalhos (considerando todas as categorias). Serão premiados os vencedores em cada uma das cinco categorias e, também, o Vencedor Geral do Prêmio.

Dhiego Maia

Subeditor de Finanças do InfoMoney. Escreve e edita matérias sobre carreira, economia, empreendedorismo, inovação, investimentos, negócios, startups e tecnologia.