Indicador que mede a felicidade dos brasileiros será lançado em dezembro

O estudo que mensura o nível de felicidade do País, a partir de suas necessidades, será lançado em dezembro deste ano

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil terá um indicador que mede o bem-estar e a felicidade. A partir de dezembro deste ano, o chamado de WBB (Well Being Brazil), ou Índice de Bem-Estar Brasil, irá mensurar o nível de felicidade da população brasileira a partir de suas necessidades e anseios.

Nesta quarta-feira (13), foi inaugurado o site que coletará os dados para a pesquisa. Por meio do endereço www.wbbindex.org, o WBB será desenvolvido com base em informações fornecidas pelos cidadãos do País sobre temas como clima e atividades ao ar livre, transporte e mobilidade, família, redes de relacionamento, profissão e dinheiro, educação, governo, saúde, segurança e consumo.

A pesquisa é coordenada e idealizada pela FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Movimento Mais Feliz, organização focada em comunicação e articulação de projetos sociais, e a rede social MyFunCity, aplicativo que permite que cidadãos avaliem a qualidade das cidades a partir de indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser um índice nacional, o WBB também terá leitura regional de cada um dos temas pesquisados.

Como funciona
O processo para elaboração do índice é composto por três fases. A primeira é a coleta de dados para chegar à primeira proposta do que é essencial para cidadãos de todas as classes sociais e regiões do País.

A partir de então, serão realizadas audiências públicas em dez cidades brasileiras com a presença de gestores públicos e sociedade civil para apresentar dados coletados, compartilhar sugestões e críticas que possibilitem qualquer ajuste necessário no processo. A última fase é a apresentação do primeiro indicador, prevista para dezembro.

Continua depois da publicidade

Mesmo que inédito no Brasil, o índice de felicidade da população já é realidade no Butão, país localizado ao Sul da China. Criado em 1972, o FIB (Índice de Felicidade Interna Bruta ) é um dos indicadores mais concretos que medem o desenvolvimento a partir da felicidade demonstrada pela população.