Indicador de recuperação de crédito fecha janeiro com queda de 1,8%

Comparado a janeiro do ano passado, o recuo do indicador foi de 2,4%, diz Boa Vista

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador de recuperação de crédito mostrou recuo de 1,8% no mês de janeiro, se comparado ao mês anterior, descontados os efeitos sazonais. Comparado ao mês de janeiro do ano passado, a queda foi de 2,4%, de acordo com dados divulgados pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

indicador é elaborado a partir das exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informadas anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. 

Para a Boa Vista, o menor crescimento da população ocupada no mercado de trabalho e também dos rendimentos reais, somado aos menores impactos nos últimos meses das condições de crédito na economia continuam influenciando a redução do ritmo de crescimento do indicador. A tendência é que esta desaceleração se mantenha ao longo de 2014.

Continua depois da publicidade

No setor varejista, o indicador atingiu queda de 1,5% em 12 meses, após ter registrado alta de 0,8% em dezembro de 2013.

Na avaliação regional, com exceção do indicador da região Norte, que obteve leve alta de 0,5% na comparação mensal, todos os indicadores contraíram no período. As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul registraram queda de  4,3%, 3,5% e 2,6%, respectivamente. No Sudeste, a queda foi de 0,8%.