Inadimplência registra queda em setembro, diz SPC Brasil

Segundo o indicador, em setembro houve diminuição de 12,02%, na comparação anual

Heraldo Marqueti Soares

Shopping Bliss...

Publicidade

SÃO PAULO – O número de consumidores inadimplentes incluídos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou queda de 12,02% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Na avaliação do SPC Brasil, a retração registrada em setembro é uma indicação importante de que as dívidas estão sendo quitadas com mais de facilidade, devido ao aumento do salário dos trabalhadores acima da inflação, à queda das taxas de juros e também por conta da estabilidade dos níveis de emprego.

Nelson Barrizzelli, economista do SPC, diz que os dados mostram que ainda há dificuldades para a quitação de débitos pendentes com prazos de financiamentos mais longos, superiores a 12 meses. “O endividamento de meses anteriores está sendo quitado de forma errática, sem uma tendência claramente definida”, afirma.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vendas
Em relação as consultas no SPC, que refletem, em certa medida, o nível de atividade no varejo, houve queda de 12,71% em relação a agosto de 2012. O mês de agosto é uma base de comparação mais aquecida em relação a setembro em função do Dia dos Pais e da continuação das liquidações e promoções iniciadas em julho. Na comparação com setembro de 2011 o indicador apresentou uma queda de 5,52

Segundo a SPC, a tendência agora é de aumento das vendas por conta do Dia das Crianças e, mais para o fim do ano, o impulso naturalmente deverá vir por conta das festividades natalinas.

.