Dívidas

Inadimplência do consumidor tende a se normalizar em 2013

Mercado de trabalho aquecido e ganhos salariais acima da inflação são alguns dos fatores que contribuirão para a normalização em 2013

Shopping Bliss…

SÃO PAULO – Em dezembro de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, ficou estável, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (18).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, na passagem de novembro para o último mês do ano passado, ficou no patamar de 100,1 pontos, o que, após uma sequência de recuos mensais, sinaliza que a inadimplência do consumidor, que subiu no biênio 2011/2012, convergirá para sua normalização ao longo de 2013.

Segundo os economistas da Serasa, o mercado de trabalho aquecido, com a maioria dos rendimentos corrigidos acima da inflação, contribuirá para a melhora do cenário da inadimplência do consumidor neste ano.

Outros quesitos que devem impulsionar este cenário são: manutenção da taxa básica de juros em patamares mais baixos e o maior rigor das instituições financeiras em conceder crédito.

Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência das Empresas, por sua vez, teve queda de 0,8% em dezembro de 2012, alcançando o valor de 94 pontos.

Tal comportamento sinaliza que a inadimplência das empresas também deverá melhorar ao longo de 2013.

Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em projeção futura de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.