Publicidade
SÃO PAULO – O volume de cheques devolvidos no País em maio foi de 2,20% dos cheques compensados, revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta quarta-feira (20).
O resultado da inadimplência com cheques em maio foi o maior para o mês desde 2009, quando o indicador teve 2,52% de devolução de cheques. Em comparação com abril, o percentual de cheques devolvidos em maio também foi maior, já que no mês passado o percentual foi de 2,08%.
Em relação a maio do ano passado, quando o resultado foi de 2,00%, o indicador registrou 0,20 ponto percentual a mais neste ano; já no acumulado, a diferença foi de 0,15 p.p, sendo 2,08% neste ano, contra 1,93% do mesmo período do ano passado, conforme mostra a tabela abaixo:
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
| Período | Percent. Devolvidos | Tot. Devolvidos | Tot. Compensados |
|---|---|---|---|
| Jan-Mai/12 | 2,08% | 8,02 milhões | 385,768 milhões |
| Jan-Mai/11 | 1,93% | 8,22 milhões | 425,100 milhões |
| Mai/12 | 2,20% | 1,73 milhão | 78,98 milhões |
| Mai/11 | 2,00% | 1,79 milhão | 89,62 milhões |
| Fonte: Serasa Experian | |||
Destaques
Os economistas da Serasa Experian explicam que o comprometimento de renda e a inadimplência crescentes do consumidor, além do Dia das Mães, forte data para compras, levaram a devolução de cheques sem fundos em maio alcançar 2,2% dos compensados.