Em minhas-financas / impostos

Imposto de Renda 2019: Confira o cronograma do pagamento da restituição

O valor será pago em sete lotes a partir do dia 17 de junho

Leão Imposto de Renda IR
(Thinkstocks)

SÃO PAULO - O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2019 encerra na próxima semana, dia 30 de abril. Quanto antes o contribuinte encaminhar as informações para a Receita Federal, mais cedo recebem a restituição, quando houver.

Para aqueles que não entrarem na malha fina, o valor será pago pela Receita em sete lotes, entre 17 de junho e 16 de dezembro, conforme o seguinte cronograma:

- 1º Lote: 17 de junho
- 2º Lote: 15 de julho
- 3º Lote: 15 de agosto
- 4º Lote: 16 de setembro
- 5º Lote: 15 de outubro
- 6º Lote: 18 de novembro
- 7º Lote: 16 de dezembro

A cada lote, os valores da restituição serão corrigidos pela variação da taxa Selic (taxa básica de juros). O contribuinte possui o prazo de um ano para sacar o valor na agência bancária indicada na declaração.

Idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com alguma doença grave possuem prioridade para receber a restituição.

A oito dias da data final, estima-se que cerca de 13,9 milhões de brasileiros ainda não tenham enviado os documentos à Receita. Ao todo, o órgão espera receber 30,5 milhões de declarações neste ano.

Para aqueles que entregarem as informações fora do prazo, a multa será de no mínimo R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido.

 

Contato