Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda: prazo para enviar declaração termina nesta segunda-feira

Os contribuintes que não enviarem a declaração ou a enviarem fora do prazo serão multados em valores que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 termina nesta segunda-feira (30) às 23h59. Até as 16h deste domingo,  cerca de 25 milhões de contribuintes já haviam declarado seus rendimentos.

Os contribuintes que não enviarem a declaração ou a enviarem fora do prazo serão multados em valores que variam de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. A partir da data de entrega em atraso, o contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento da multa.

Além disso, quem não prestar contas com o Fisco ainda fica sujeito à pendências no CPF. Isso significa que o CPF ficará pendente de regularização, impedindo o contribuinte de fazer empréstimos, prestar concurso público, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, entre outras restrições.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Malha fina
As declarações que apresentarem omissão ou inconsistência de dados e até erros de digitação estão sujeitas à malha fina. Entre os deslizes mais comuns cometidos pelos contribuintes estão: digitar ponto (.) ao invés de vírgula (,) para separar centavos; não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos; e, em caso de declaração em conjunto, não declarar o rendimento tributável recebido pelo cônjuge.

Aqui, você pode conferir os 12 erros mais comuns na declaração do IR que levam à maralha fina. 

Restituição
A Receita Federal começa a pagar a restituição a partir do dia 15 junho. Têm prioridade no pagamento idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais; em seguida, vêm os contribuintes que enviaram a declaração no começo do prazo e não caíram na malha fina. O calendário de pagamentos vai até o dia 17 de dezembro.

Quer investir sua restituição do Imposto de Renda? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos