IPVA vai ficar mais barato em São Paulo em 2018

Imposto deve ficar em média 3,2% mais barato no estado

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vai ficar em média 3,2% mais barato em São Paulo em 2018, informou a Secretaria da Fazenda nesta quinta-feira (30). 

Segundo dados apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que realizou uma pesquisa referente a 11.504 marcas, modelos e versões de veículos diferentes, a maior queda de preços de venda foi identificada em caminhões usados, que tiveram recuo de 7,15%. Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 4,17%, seguidos dos utilitários com redução de 4,15% e automóveis com redução de 3,39%. Já as motocicletas, fecharam 1,79% abaixo do valor apurado no ano anterior. A tabela completa pode ser consultada neste link.

As alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Proprietários de veículos movidos a gasolina e bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal, veículos movidos exclusivamente álcool, eletricidade ou gás têm alíquota de 3% e picapes de cabine dupla pagam 4%. Com relação aos utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal, enquanto os caminhões pagam 1,5%. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com uma frota total de 24 milhões de veículos do Estado de São Paulo, a expectativa é de que a Fazenda arrecade R$ 15 bilhões com o IPVA em 2018.

Calendário de pagamentos

O calendário de pagamento do imposto tem início em 9 de janeiro. Segundo a Secretaria da Fazenda, os contribuintes podem pagar o IPVA em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o valor em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto. 

Continua depois da publicidade

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2018: