Conteúdo editorial apoiado por

Pegou empréstimo? Saiba como declarar no imposto de renda

Dinheiro emprestado de família e amigos também deve ser declarado

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – Quem precisa declarar imposto de renda neste ano – ou seja, quem recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 – e pegou empréstimo superior a R$ 5 mil em 2016 deve especificar a transação na declaração enviada à Receita Federal.

 A equipe do Creditas, empresa especializada em empréstimo com garantias, explica que o valor tomado no ano passado deve ser informado na ficha de “dívidas e ônus reais”, incluindo o CPF ou o CNPJ do credor e a natureza da dívida.

 Caso tenha solicitado mais de um empréstimo no ano passado, é preciso criar um item individual para cada um dos credores, de acordo com especificações pré-definidas, como estabelecimento bancário comercial, sociedades de crédito, financiamento e investimento, etc. Empréstimos tomados de pessoas físicas também devem constar na declaração.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Em caso de solicitação de antecipação total ou parcial das parcelas do empréstimo, também será necessário fazer o apontamento dessa antecipação na declaração. Isso evita que haja irregularidades referentes a esse valor no próximo ano, orienta a Creditas.