“Lamentável”, diz Guga ao perder processo de R$ 7 milhões no Carf

Como a decisão foi tomada em última instância administrativa, Guga só poderá recorrer por vias judiciais

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O tenista Gustavo Kuerten, o Guga, perdeu um processo administrativo que corria no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) que o acusava de ter usado a empresa que detém em sociedade com o irmão Rafael Kuerten para pagar menos impostos à Receita Federal. O tenista poderá ter que pagar R$ 7 milhões em impostos, de acordo com a assessoria.

O tenista entrou com um recurso na tentativa de provar a regularidade da empresa. De acordo com a acusação, a Guga Kuerten Participações e Empreendimentos supostamente possibilitou que o atleta pagasse uma alíquota de 20% ao invés dos 27,5% na pessoa física.

Em um texto enviado à imprensa, Guga afirma que o episódio é “lamentável”, se defendeu e disse que vai seguir com o processo judicial.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se eu quisesse utilizar a pessoa jurídica simplesmente para ter benefício fiscal, seria muito mais fácil ter ido morar fora do Brasil, fixado residência em Montecarlo ou qualquer outro país com isenção fiscal e me livrado de pagar qualquer imposto, até porque eu passava muito mais tempo no exterior do que aqui”, disparou Guga no texto.

O tenista critica a atitude da Fazenda Nacional, dizendo que é um absurdo ser obrigado a pagar como pessoa física os rendimentos recebidos e tributados como pessoa jurídica. “Ou seja, eu teria que receber as propostas, negociar os valores, elaborar os contratos, agendar as campanhas e eventos, analisar os roteiros, definir a logística, aprovar filmes e fotos, produzir releases, e ainda organizar toda a agenda com a imprensa mundial”, diz. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.