Em minhas-financas / impostos

Maioria dos brasileiros acha justo cobrar mais impostos de quem ganha mais

O sentimento de injustiça é forte, e 87% da população brasileira avalia que o governo não sabe administrar o dinheiro que arrecada com impostos

Homem decepcionado
(Shutterstock)

SÃO PAULO – O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas 87% da população brasileira avalia que o governo não sabe administrar o dinheiro que arrecada com impostos. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A pesquisa avalia diversas questões sobre a opinião dos brasileiros em relação ao imposto e varia de acordo com a renda: nas classes A e B, classe C e nas classes D e E. Outro dado avaliado foi a quantidade de imposto que se deve ser cobrada e de quem. Para 77% dos brasileiros, seria justo cobrar mais impostos de quem ganha mais e cobrar menos de quem ganha menos. Essa opinião varia de acordo com a renda, 82% das pessoas nas classes D e E concordam, enquanto 80% na classe C e 68% nas classes A e B.

Além disso, 88% dos brasileiros acham que pagam mais impostos do que deveriam. 61% das pessoas responderam que não se importariam de pagar impostos altos se tivessem um retorno verdadeiro de investimentos nas áreas que beneficiasse os cidadãos.

CPMF

Para tentar solucionar esse problema de impostos altos, existem propostas aumentar a receita do governo como a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

No entanto, 74% dos entrevistados nunca ouviu falar da CPMF, 70% acha que a medida não é necessária para equilibrar os gastos do governo, e 79% é contra a cobrança da CPMF.

 

Contato